Fiz uma postagem sobre o Daniel Gentili em junho deste ano:
Ele percorreu durante décadas uma boa parte das ferrovias brasileiras (como usuário e explorador) e coletou um material vasto e muito importante para a memória de nosso país. Presenciou a fase áurea e a decadente das estações e ferrovias. Não conheço outro registro tão completo feito sobre a história e o estado atual do transporte ferroviário no Brasil. Uma imensa rede que hoje é subutilizada e quase não transporta mais passageiros, somente carga.
O Daniel me enviou imagens de mais estações que visitou e também de outras que nem existem mais. Mandou também imagens de outros amigos exploradores de estações abandonadas como Edvard Pereira, Juliano Yamakawa, Marcelo Szk, Nilson Thomé, Ralanari, Raul Lisboa e Zekinha. Parabéns à todos, devem ter sido passeios e explorações realmente maravilhosos.
Ele mandou também um vídeo montado com fotos antigas de seu tio, Luiz Simonetti, o qual também era um amante e usuário das ferrovias que cobriam o sudeste, sul e centro-oeste. O vídeo é um registro da construção de um túnel da Ferrovia Sorocabana, em 1945, e é com ele que quero começar a postagem. Fantástico!
Algumas estações não resistiram ao abandono e ao crescimento urbano, simplesmente sumiram. Como é o caso da estação que havia em Belém, minha terra natal, a qual eu nem cheguei a ver, pois quando eu nasci, ela não mais existia. Era a estação do trem que fazia a linha Belém-Bragança:
Anápolis, Goiás.
Camizão - Mato Grosso do Sul
Itaguaí
Garanhuns
Palmares
Essas estações ficaram, no tempo, na memória de alguns.
Afogados da Ingazeira - Pernambuco
Água Boa - Paraná
Estação velha de Avaré - São Paulo
A estação antiga foi abandonada em nome da construção de uma nova, porém a que foi construída depois também foi abandonada após as privatizações da ferrovias no país. Ambas pertenciam à E.F. Sorocabana.
Belo Valle - Minas Gerais
Biriguí - São Paulo
Juntamente com as estações de Guararapes e Lavínia (ambas em SP) e Mário Dutra, Bolicho, Camizão e Corumbá (estas no Mato Grosso do Sul) pertenciam à E.F. Noroeste do Brasil.
Bolicho - Mato Grosso do Sul
Buritizeiro - Minas Gerais
Cândido Rodrigues - São Paulo
Pertencia à E.F. Araraquara (Araraquarense).
Carazinho - Rio Grande do Sul
Cariré - Ceará
Elihu Root - São Paulo
Próxima à cidade de Araras, pertencia à Cia. Paulista.
Guararapes - São Paulo
Da E.F. Noroeste do Brasil.
Lavínia - São Paulo
Marcelino Ramos - Rio Grande do Sul
Mário Dutra - Mato Grosso do Sul
Meridiano - São Paulo
Da E.F.Araraquara.
Miguel Burnier - Minas Gerais
Nogueira - São Paulo
No km 25 da E.F. Noroeste.
Palmital - São Paulo
Da E.F. Sorocabna.
Vídeo da estação:
Parapuã - São Paulo
Estação Véu de Noiva - Paraná
Vídeos da estação Véu de Noiva:
Obrigado Daniel Gentili, mais uma vez você mandou muito bem no material e informações. Termino a postagem com sua palavras sobre essa estação no Paraná:
"Esta estação fica no trecho entre Paranagua e Curitiba onde existe um trem turístico ( ainda não conheço este passeio mas estou bastante relutante em faze-lo , pois vou ver várias situações como as fotos ‘dizem’vou ficar revoltado mais ainda...)
A paisagem é linda.....como é na serra no trecho da antiga SPR ( EFSJ ).
Mas imagine um turista de outro país neste trem turístico vendo o abandono das nossas ferrovias ! ! ! É de chorar de vergonha por ser brasileiro....
Desculpe o desabafo."
Mais informações sobre ferrovias brasileiras em:
Mais vídeos de estações abandonadas pelo Brasil:
Parabens a vcs, colaborador e blogueiro.
ResponderExcluirMuito rica essa postagem!!!
Pois então! o Daniel deixou pra a memória do futuro esse registro precioso. Espero que nunca se apague.
ResponderExcluirParabéns por mostrar o descaso dos governos em não conservar o nosso patrimônio histórico. É lamentável tanto descaso.
ResponderExcluirSimplesmente sensacional, parabéns por este registro fotográfico. aguardamos uma resposta por nossos comentários, pois não sabemos se chegou ate você, grande abraço
ResponderExcluir